? Pesquisadora destaca benefícios do cacau para a saúde no “Dia do Chocolate”
Gorduras, fibras e minerais estão entre os nutrientes presentes no cacau que é rico, inclusive, em antioxidantes. Seu consumo adequado é capaz, por exemplo, de reduzir o estresse e melhorar o fluxo arterial. De tão benéfico, além de gostoso (embora tenha quem não goste – e tudo bem!), o chocolate, que tem o cacau como principal ingrediente, ganhou um dia mundial, celebrado nesta quarta-feira (07).
? Dormir bem é essencial para o pleno funcionamento do sistema imunológico
? Higienizar alimentos é fundamental para evitar contaminações e até doenças
De acordo com pesquisa divulgada, recentemente, a ingestão diária de 20g de cacau 90% durante 30 dias é capaz de melhorar a função vascular em adultos saudáveis. Conforme a mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde, e coordenadora do curso de Nutrição da UNIFACS, Marlu Rezende Rios, alimentos e bebidas que contenham cacau também têm efeitos sobre a resistência à insulina e função plaquetária. “O cacau e seus flavonóis melhoram a sensibilidade à insulina, regulando o transporte de glicose e as proteínas de sinalização da insulina em tecidos sensíveis à insulina (fígado, tecido adiposo e músculo esquelético), evitando a oxidação nesses tecidos”, destaca Marlu Rezende.
? Pessoas que acordam cedo podem estar mais protegidas da depressão
? Especialistas discordam do uso do termo velhice em lista de doenças
Ela também chama atenção para os efeitos da semente na saúde mental ao apontar estudos sobre a relação entre o consumo de polifenóis (antioxidantes) e a diminuição dos sintomas e risco de depressão. “Os polifenóis exercem efeitos protetores sobre a saúde mental por meio da regulação positiva dos sistemas de defesa natural do corpo, estabilizando os radicais livres e reduzindo o dano oxidativo”, explica a nutricionista, ao sublinhar que, no cacau, os polifenóis se apresentam em grande quantidade, mais de que em outros alimentos.
? Apenas 22% dos brasileiros estão seguindo uma dieta mais saudável
? Estudo liga atividade física ao fortalecimento da vontade de viver
Amargo, ao leite ou branco?
Após ser processada, a semente do cacau é transformada em diferentes tipos de chocolate. Seja amargo, ao leite ou branco, além de sabor, cada tipo possui um valor nutricional. Sobre a melhor versão, Marlu Rezende aposta no amargo – por conter pedaços de grãos de cacau e manteiga de cacau – como opção de fonte de antioxidantes para consumo diário. Mas avisa: “pelo seu alto valor energético, é ideal que seja consumido em pequenas quantidades, como, por exemplo, 20g ao dia”.
? Governo divulgará calendário de pagamentos do auxilio que se estende até Out
Com sabor mais doce, o chocolate ao leite contém manteiga de cacau, açúcar, leite em pó, lecitina e cacau (cerca de 20%). Já a versão branca contém manteiga de cacau, leite e açúcar.
? © Nawal Escape/Pixabay
Rádio Centro Cajazeiras