?? 71% dos bares e restaurantes sofrem com dívidas e decreto na PB deve vir flexível
As vésperas do novo decreto que será anunciado pelo governo com medidas restritivas para os últimos dias de junho mas que trará flexibilização de algumas atividades comerciais, como bares e restaurantes, mas deverá cancelar o feriado de São João e São Pedro na Paraíba. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (17) pelo secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros.
? Bares e restaurantes querem retomada das atividades e socorro para pagar dívidas
Por falar do setor de bares e restaurantes, cerca de 71% dos estabelecimentos do segmento de “Alimentação Fora do Lar”, estão sofrendo com o acúmulo de dívidas nestes quinze meses da pandemia, conforme dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
? Com Covid, prefeito de Cajazeiras é intubado e transferido para São Paulo
? Quatro crianças estão internadas na PB com sintomas graves de coronavírus
Comerciantes relatam que, por causa do número reduzido de pessoas que consomem nos estabelecimentos, foi necessário implementar o sistema de entrega, o delivery. Mesmo assim, os lucros não aumentaram.
Esse é o caso da Quelma Bezerra, gerente de restaurante localizado na área central de Brasília. Ela relata que o movimento caiu muito e, para não fechar, foi necessário fazer empréstimos bancários.
Restrições
Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, o problema vai além da ausência de clientes. Também existem as restrições de funcionamento.
De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as atividades turísticas, que incluem o setor alimentício, já somam um prejuízo de mais de R$ 341 bilhões.
? © Tatiana Fortes / Gov. CE
Rádio Centro Cajazeiras