galinha Itabaiana 5.jpg — Governo da Paraíba
Avicultores recebem orientação técnica para ampliar atividade no sertão paraibano 📸 © Secom-PB

Técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Regularização Fundiária e Extensão Rural (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), visitaram diversas propriedades no Sertão que executam projetos de avicultura orientando e recomendando práticas que visam o sucesso e até mesmo ampliação dos empreendimentos.

📂 Mais de 70% dos casos de Dengue estão concentrados em cerca de 200 municípios

📂 Em 24 horas, Brasil registra 204 mil casos de coronavírus e bate recorde da pandemia

Atendendo solicitação do produtor rural Natanael Saturnino, os técnicos visitaram o Projeto de Avicultura Caipira no Sítio Barrinhos, no município de Bom Sucesso, na região administrativa de Catolé do Rocha. Os médicos veterinários Hermano Araújo e Assis Ferreira, na companhia do gerente regional Humberto Cavalcante, estiveram na comunidade para uma avaliação do projeto e realização de inspeção acerca do seu desenvolvimento, concluindo com algumas recomendações que consideram fundamentais para o sucesso do empreendimento avícola. 

📂 31% de acidentes com ferido ocorrem com motorista sob efeito de drogas

📂 Após euforia da estreia, ibope de Faustão cai e Band volta ao seu 4º lugar

O grupo de técnicos da Empaer, que têm bastante conhecimento sobre avicultura e acompanham diversos projetos semelhantes em todo o Estado, estava acompanhado da agricultora familiar Benedita Vieira e do estudante de Agronomia, André Victor de Holanda Cavalcante, que observaram para seus conhecimentos os procedimentos adotados no projeto. 

Como parte do projeto do agricultor Natanael Saturnino, está sendo construído um entreposto para classificação de ovos, que será o primeiro com Certificação Estadual na região. Com isso, informou Humberto Cavalcante, outros agricultores familiares serão beneficiados, seguindo o mesmo caminho. Também está sendo elaborado projeto para ampliação da atividade avícola em outras comunidades.

Um exemplo é o produtor rural Francimar Reinaldo da Silva, do Criatório Bom Jardim, no Sítio Deus Querendo, no município de Jericó. Este criatório é composto de 700 aves da linhagem Embrapa 051 e da linhagem Avifran, da Hidridagem GLC, esta última, por se encontrar muito depauperada, foi aconselhado que o avicultor faça o descarte. 

A todos os produtores rurais, os técnicos recomendaram prática vacinal e nutrição com arraçoamento adequado de modo a melhorar ainda mais o desempenho do criatório. Ficou acertado que as visitas continuarão a estes e outros avicultores da região.

O agricultor familiar Gerlândio Avelino da Silva também teve sua propriedade visitada e disse que pretende elaborar um projeto semelhante, integrando outras atividades como piscicultura, fruticultura, etc., tendo em vista que dispõe de água suficiente em suas terras. “Iremos tentar viabilizar um projeto produtivo e encaminhar para o Banco do Nordeste”, informou Humberto Cavalcante.

📸 © Secom-PB

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!