Até o próximo sábado, a radiação ultravioleta em todo o país fica acima de 11, em uma escala que vai de 1 até 16. Esta é a previsão do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

? Brasil pode ganhar novo feriado nacional; homenageada será Santa Irmã Dulce; veja data

? Aclamado em festivais, produção cearense ‘Cabeça de Nêgo’ estreia no streaming

O índice de radiação ultravioleta é uma estimativa que o instituto faz por meio de dados de satélite, que indicam a quantidade de radiação solar que atinge a superfície e qual impacto na saúde humana.

? Veja dicas para o consumidor paraibano aproveitar promoções nesta semana da Black Friday

? Áustria inicia 4º lockdown, e casos de Covid voltam a disparar na Europa

Até o fim de semana, algumas regiões podem registrar índices extremos de 12 a 14. Esses dados dão um parâmetro sobre os cuidados que precisam ser tomados durante exposição ao sol, como afirma a pesquisadora do Inpe, Simone Sivert que explica que quanto maior o índice maior deve ser o cuidado com nossa saúde.

A pesquisadora diz ainda que o índice varia de acordo com as estações do ano, e que é comum esse número chegar a 14 ou 15 no Brasil, nesta época. Em locais como a região dos Andes no Chile, pode chegar  a 20.

Simone Sivert explica que o índice acima de 8 já é um alerta, principalmente nos horários em que o sol está mais forte e não há nuvens. Ela defende que é preciso redobrar os cuidados com as crianças e os idosos, e destaca que é perigoso uma longa exposição ao sol.

O horário que se deve evitar o sol é das 10h até às 16h da tarde. No entanto, é preciso lembrar que no início da manhã e no fim da tarde, os raios solares são bem-vindos. Eles são essenciais para aumentar a vitamina D e trazem inúmeros benefícios ao nosso organismo.

? © Pexels Pixabay

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!