Golpe do cartão por aproximação se multiplica e Procon de Cajazeiras dá dicas para consumidor evitar ser vítima 📸 © Divulgação

A unidade de Defesa do Consumidor, Procon de Cajazeiras, está alertando para os cuidados que devem ser tomados para que não sejam lesados a cerca do novo golpe que tem se tornado popular e vem afetando a população que tem utilizado mais os cartões de débitos ou créditos.

Com a chegada de novas tecnologias, fica cada vez mais fácil manusear esses novos sistemas, um deles é o cartão de aproximação onde o cliente utiliza o cartão sem inseri-lo na maquininha que para efetuar os seus pagamentos é só aproximar o cartão da maquininha e aguardar o processamento por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC), que pode ser traduzido para “comunicação por campo de proximidade” onde as informações são transmitidas do cartão para a maquininha através de um código.

Com o crescimento do uso do cartão por aproximação também surgiram os golpes. Golpistas têm aproveitado locais de grande movimentação e encostado a maquininha e debitado valores financeiros sem que o consumidor perceba.

ORIENTAÇÕES


• Para quem não usa muito esse tipo de serviço, a orientação é desabilitar a função de pagamento por aproximação através de aplicativo;
• Débito pode ser feito a apenas 4 cm distância;
• Caso o consumidor prefira continuar a usar, que possível, guarde o cartão em lugar seguro e fora da vista dos criminosos. Por exemplo, não guardar no bolso da calça ou na mochila;
• Use carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam. Use papel laminado para revestir o cartão, fazendo com que haja o bloqueio da radiofrequência.
• O valor máximo para transação via aproximação varia de acordo com a bandeira do cartão. É preciso verificar o valor junto a operadora do cartão;
• Há também operadoras de cartão de crédito que limitam as transições diárias.
• O consumidor pode cadastrar o número do telefone para que a cada transação ele receba um sms confirmando aquela compra. Essa ação poderá ajudar ao consumidor tomar conhecimento no momento que estiver sendo realizado a compra indevida;
• Em caso de efetivação da transação bancária deve-se realizar o bloqueio do cartão e a contestação junto a empresa do Cartão utilizado.

Ocorrendo algum registro da situação exposta acima, orienta-se aos consumidores lesados, que seja registrado um boletim de ocorrência e que a reclamação seja levada para a operadora do cartão. O consumidor também pode se dirigir ao Procon Municipal e realizar sua reclamação.

Obs. Para atendimentos, reclamações e denúncias na cidade de Cajazeiras ou para consumidores residentes aqui, recomendamos que o(a) consumidor(a) procure o PROCON Municipal presencialmente ou através do nosso WhatsApp munido de informações e documentos para que possamos tomar as devidas providências.

O Procon-Cz está localizado à Rua Vadenez Pereira de Souza, S/N, Centro, prédio anexo ao Ministério do Trabalho. O nosso WhatsApp (83)99293-2384.

Mais informações, entre em contato conosco pelos da autarquia do Procon de Cajazeiras:

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📸 © Thadeu Rodrigues/Jornal A União

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