Meteorologia alerta para o perigo de fortes chuvas de até 100mm em toda a Região Nordeste
📸 © Ilustrativa/Edu Fortes/Secom-Palmas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica previsão de chuva em praticamente toda a Região Nordeste do Brasil a partir desta terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22/12/2023). 

A circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí. Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste.

|👉 LEIA TAMBÉM: 

A partir de terça-feira, a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. Vale destacar que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia.

Devido às novas atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento diário dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.

|👉 LEIA TAMBÉM: 

Ontem (18), choveu forte em diversas cidades do Cariri paraibano. No bairro São José, no município de Taperoá, algumas casas ficaram alagadas por conta da chuva repentina. Em Juazeirinho, os moradores foram surpreendidos pelo volume elevado das chuvas, que chegou a deixar ruas alagadas. Já nas redes sociais, várias pessoas comemoraram a chegada da chuva no Cariri.

|📸 © James Tavares

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!