A previsão do tempo divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB) para este sábado (10) é de tempo com sol e poucas nuvens na maioria do território do estado. Segundo a Agência, poderão ocorrer chuvas esparsas na faixa leste.

? Cajazeiras terá 10 pontos de vacinação contra gripe e detalha a sequência contra Covid

? Cidade paraibana é a quarta do país com mais estabelecimentos produtores de cachaça

A temperatura mínima prevista é de 16ºC, na região do Cariri/Curimataú, enquanto a máxima pode chegar a 33ºC no Sertão.

? Municípios brasileiros recebem R$ 4,7 bilhões do primeiro repasse de julho do FPM

? Gestantes e puérperas recebem novas recomendações sobre vacinação

Cajazeiras terá tempo aberto com temperatura abafada durante todo final de semana sem perspectiva de chuvas, segundo dados do clima tempo com máxima de 34ºC, o que chama atenção é que a umidade do ar pode atingir os 30%, nível muito baixo (lembrando que o essencial é próximo dos 70%, segundo a OMS).

No domingo (11), a previsão para João Pessoa é de tempo parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima será de 21ºC e a máxima, 28ºC.

Já em Campina Grande, o tempo será de sol com aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas oscilam entre 19ºC (mínima) e 27ºC (máxima).

Problemas decorrentes da baixa umidade do ar

Pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados”, indisposição, incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar. Geralmente provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos citados, danos à saúde. Por este motivo, é interessante saber algumas informações sobre a baixa umidade relativa do ar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. Entretanto, em algumas épocas do ano, como no inverno, ela tende a cair, inclusive, abaixo de 30%. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são, geralmente, as mais prejudicadas.

Nestes estados, há um significativo aumento de buscas por atendimento médico, principalmente por pessoas alérgicas. Isso acontece porque as mucosas costumam ressecar e inflamar nestes períodos. Como, dentre outras funções, estas desempenham um papel de barreira física à entrada de substâncias nocivas ao nosso corpo, o clima seco propicia a entrada de agentes estranhos. Empenhado em manter a homeostase, nosso organismo acaba se sobrecarregando, trazendo a inevitável sensação de cansaço.

Como foge ao nosso controle imediato impedir esta manifestação climática, algumas medidas podem ser utilizadas para melhorar nossa saúde e qualidade de vida em tais períodos:

• Ingerir bastante líquido;
• Espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto, ao dormir, ou utilizar umidificadores de ar;
• Lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia;
• Trocar comidas com muito sal ou condimentos por alimentos mais saudáveis;
• Usar creme hidratante na pele, e creme sem enxágue em cabelos não-oleosos;
• Evitar exercícios físicos entre as 10 da manhã e 5 da tarde;
• Evitar grandes aglomerações;
• Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras;
• Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos;
• Evitar exposição prolongada à ambientes com ar condicionado;
• Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;
• Não provocar queimadas.

? © Ivanildo Carvalho/Radio Centro Cz

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!