Cidades paraibanas ficam sob alerta para chuvas intensas, enquanto parte do país vive calor sufocante
📸 © Fernando Frazão/Agência Brasil

Todas as cidades da Paraíba vão continuar sob alerta de chuvas intensas para esta quinta-feira (15), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, renovado pelo Instituto, é válido até às 23h59.

O alerta amarelo, de perigo potencial, indica que as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

|👉 LEIA TAMBÉM:

O Inmet alerta:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

☀️ Onda de calor escaldante pelo país

O mapa mostra o Brasil sob uma onda de calor, com altas temperaturas sendo registradas em boa parte do país. — Foto: INPE
O mapa mostra o Brasil sob uma onda de calor, com altas temperaturas sendo registradas em boa parte do país 📸 © Reprodução/INPE

terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana e seu ápice deve ocorrer entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16), de acordo com os meteorologistas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco estados devem registrar temperaturas máximas 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

|👉 LEIA TAMBÉM:

Alertas para onda de calor

Diferentemente do que definem alguns meteorologistas, o Inmet não leva em consideração a quantidade de dias para estabelecer a ocorrência de uma onda de calor.

O instituto utiliza o período para definir qual alerta será emitido por conta do calor extremo. Assim, os avisos meteorológicos se referem ao número de dias que deve durar o fenômeno.

⚠️O Inmet tem três tipos de alerta para as ondas de calor:

  1. 🟡 Perigo potencial: quando há o aumento da temperatura 5ºC acima da média por um período de dois a três dias. Exige cuidado na prática de atividades que podem estar sujeitas a riscos meteorológicos;
  2. 🟠 Perigo: aumento da temperatura 5ºC acima da média por três a cinco dias. Importante se manter vigilante e se informar sobre as condições meteorológicas previstas;
  3. 🔴 Grande perigo: aumento da temperatura 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos. Previsão de um fenômeno meteorológico com intensidade excepcional, com grande probabilidade de risco para a integridade física.

|📸 © Paulo Pinto/Fotos Públicas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!