Conselho organizador do Prêmio da Música Brasileira 📸 © PMB/Divulgação

O Prêmio da Música Brasileira (PMB) de 2024 vai homenagear o eterno Tim Maia. O anúncio da 31ª edição do evento, que está previsto para acontecer em maio do ano que vem, foi feito nesta quinta-feira (28/9), data em que o cantor faria 81 anos.

José Maurício Machline, criador e idealizador do PMB, ressaltou a importância da escolha de Tim Maia como homenageado do prêmio. “A nossa noite de homenagens vai ser uma festa retumbante. Porque a gente vai ter a oportunidade de trazer para o palco a obra de um rei da música soul brasileira, um expoente da música negra no Brasil, de uma relevância imensa, que desbravou um território importantíssimo”, disse.

“Numa época de tantos ‘nãos’ e tudo tão igual, nada melhor do que a irreverência e o brilhantismo de Tim Maia. Com certeza será uma grande festa”, complementou a empresária Heloisa Guarita, parceira de Machline no prêmio.

Tim Maia já foi laureado 13 vezes pelo PMB, de 1989 até 1998. Agora, o cantor, dono de sucessos como “O Descobridor Dos Sete Mares”, “Não Quero Dinheiro” e “Do Leme Ao Pontal”, ganha a máxima homenagem da mais importante premiação musical brasileira. 

PMB se expande para além da premiação

Para a próxima edição, o PMB inicia, ainda este ano, uma ampla jornada por estados que compõem cinco regiões musicais do país: Pará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde serão visitados artistas inscritos no ano passado e, assim, traçar um perfil detalhado desse universo, como explica Machline.

“Queremos saber como e por que fazem música, quais as dificuldades, facilidades, o que esperam da música, o que a cidade, a cultura local, a regionalidade, a comida e tudo o que envolve a região influencia para que eles façam música. Quem são os ídolos, em quem se inspiram para fazer as músicas e por aí vai”, inicia Machline.

“A ideia é eventualmente trazer alguns desses ídolos citados para encontros com os artistas, comentando sua música, o resultado será cinco temporadas do “PMB Docs”, quatro ou cinco por região, que serão exibidas em canais de streaming e nas redes do PMB”, conclui.

Todos os conteúdos serão colocados em uma plataforma online de desenvolvimento de música, a partir dos dados que serão coletados nessas visitas. Dentro ainda da programação do PMB, serão gravados seis programas “PMB Por Acaso” na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

“O PMB passa de uma premiação, avaliada o ano inteiro e premiada em uma noite, para uma jornada de trabalho mais ampla em prol da música e de quem faz música no Brasil”, explicou Heloisa.

“Eu fui patrocinador do Prêmio da Música Brasileira quando dirigi a área de Imagem e Publicidade da TIM. Os resultados foram excepcionais para a marca da empresa. De lá pra cá, o Prêmio se modernizou e manteve a sua importância. Na próxima edição, além da premiação, os patrocinadores poderão apoiar também o PMB DOCS e o PMB POR ACASO, ótimas oportunidades para se juntar a conteúdos de enorme relevância”, analisou James Rubio, que se juntou ao time do PMB como Diretor Comercial. As informações são do portal O Dia.

📸 © Reprodução via ECAD

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