Novo modelo de drones que opera até 24 km fora da linha de visão do piloto acaba de ser aprovado
📸 © ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acaba de dar mais um passo importante para o mercado de drones, ampliando a possibilidade de delivery aéreo. A Agência emitiu a Autorização do Projeto da aeronave DLV-2, produzida pela brasileira Speedbird Aero, para transporte de pequenas cargas em voos além do alcance visual (BVLOS, sigla em inglês para Beyond Visual Line of Sight).

|👉 LEIA TAMBÉM:

O DVL-2 é uma evolução do DLV-1 NEO, aprovado em 2022, e que foi o primeiro drone utilizado para operações de entregas no país. O novo modelo aprovado, no entanto, apresenta uma expansão na capacidade de carga, podendo transportar até 6,5 kg e operar a uma distância BVLOS de 24km.

Operações BVLOS

Atualmente, o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) n° 94E, de 3 de abril de 2023, que especifica as regras de operação de drones no país, impõe limites ao voo dos equipamentos fora da linha de visão do piloto.

|👉 LEIA TAMBÉM:

Para que operações desse tipo aconteçam, é preciso que o equipamento tenha o projeto autorizado pela ANAC e que sejam obedecidos os critérios operacionais estabelecidos pela Agência e os de uso do espaço aéreo, publicados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Atualmente, 15 modelos de drones já podem realizar operações desse tipo no Brasil.

|📸 © Burak The Weekender/Pexels

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!