Paraíba ocupa quarto lugar em proporção de donos de negócio formalizados no Nordeste – © Ricardo Amanajás/Ag. Pará

Com 19% na proporção entre o total de donos de negócio do estado e os que afirmaram possuir CNPJ no último trimestre de 2020, a Paraíba ocupa o quarto lugar da região no tocante à proporção de empresários formalizados. Além disso, está ligeiramente acima da média do Nordeste (18%), conforme aponta a pesquisa “Empreendedorismo informal no Brasil 2021”, montada pelo Sebrae com base no processamento e análise de micro dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

? Prazo para saque do PIS/Pasep termina hoje; saiba quem tem direito

? Aneel reajusta em 52% taxa extra na conta de luz, para R$ 9,49 por 100 kWh

O estudo do Sebrae revela, também, que apesar da pandemia da Covid-19, o número de formalização dos empreendedores no país nos últimos 12 meses registrou crescimento quando comparado ao final de 2019. No 4º trimestre de 2019, período anterior à pandemia, 30% dos empreendedores brasileiros possuíam CNPJ, ou seja, estavam formalizados. Já no mesmo período de 2020, conforme os dados do estudo, esse índice alcançou 32%. 

? Estudo aponta que a Paraíba tem menor salário médio mensal do Brasil

? Empregadores podem ser isentos de pagar depósito recursal trabalhista

De acordo com a pesquisa, essa expansão se deve à contribuição dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, formados pelos grupos de baixa renda, baixa escolaridade e, principalmente, dos que trabalham por conta própria – que saíram da informalidade.

O estudo feito pelo Sebrae também procurou identificar o perfil dos empreendedores informais (sem CNPJ), em comparação com os formais (com CNPJ). Os empreendedores formais são, em sua maioria, empregadores com média e alta renda e com média e alta escolaridade.

Eles trabalham mais de 40 horas no negócio, têm mais de dois anos de atividade, mais de 35 anos, são majoritariamente brancos e atuam no ramo do comércio ou serviços. Já os empreendedores informais são em sua maioria trabalhadores por conta própria, de baixa renda, baixa escolaridade e dedicam poucas horas ao negócio.

Esse grupo tem pouco tempo na atividade, é composto principalmente de jovens com até 35 anos, negros e que atuam na agropecuária ou no setor da construção. 

? © Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Divulgação

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!