Sem espaço nas novelas da Record, santos ganham série com cinco episódios na TV Aparecida ? © TV Aparecida/Juan Ribeiro

Em um novo projeto de dramaturgia, a TV Aparecida estreia na próxima segunda-feira (13), às 19h30, a minissérie Cartas Santas. O novo projeto terá cinco episódios, sendo baseado na vida de cinco santos: Santo Antônio, Santa Teresa do Menino Jesus, São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia e São Benedito. O enredo consiste em apresentar, de forma dramatizada, a história de cada um deles, ao final da vida, escrevendo ou narrando sua trajetória como uma carta para Deus, relembrando sua trajetória na Terra.

“Nosso objetivo é levar aos devotos, que acompanham a TV Aparecida, a história de vida de santos e santas de uma forma humana. Mostrar que apesar das adversidades e dificuldades da vida, eles nunca se afastaram de Deus e seguiram seu caminho de santidade, vidas que viraram exemplos e alimentam a nossa fé diária”,

avalia Felipe Pontes.

Cartas Santas tem direção, roteiro e pesquisa de Felipe Pontes, além de idealização e concepção do Núcleo de Produções Especiais da TV Aparecida. A ideia da minissérie “Cartas Santas” surgiu em 2020, no começo da pandemia da Covid-19. A ideia tem como proposta evangelizar usando a arte, o entretenimento e a dramaturgia.

“Por que não contar histórias de santos e santas de maneira dramatizada, como se eles estivessem escrevendo cartas a Deus no fim de suas vidas, relembrando sua trajetória na Terra até o dia de sua morte? Através deste questionamento, nós chegamos à ideia do Cartas Santas”,

complementa o diretor e autor.

Por conta das limitações impostas pela pandemia, a produção começou de maneira enxuta. O primeiro episódio gravado foi sobre Santa Rita, feito quase totalmente com uma única atriz em cena, Isabel Ramos, e outras poucas cenas com três coadjuvantes. Com o passar do tempo, a chegada da vacina e a diminuição dos casos, dando mais segurança para a produção, as filmagens tiveram até 60 pessoas, em uma cena de batalha no episódio de São Francisco, interpretado por Gabriel Brito.

Gabriel Brito, como São Francisco, em trecho da minissérie Cartas Santas
Ator Gabriel Brito, como São Francisco, na minissérie Cartas Santas ? © TV Aparecida/Juan Ribeiro

No episódio de Santo Antônio, interpretado por Alessandro Cardoso, a produção gravou cenas no mar de uma praia de Ubatuba (SP). O episódio de Santa Teresinha marca a primeira experiência em televisão da atriz de teatro Sol Soliva. E no episódio de São Benedito, interpretado por Anderson Oliveira, a produção evidencia através de expressões artísticas a forte cultura africana, de onde se origina o santo.

Todos os episódios serão introduzidos pelo missionário redentorista, padre José Luís Queimado, que vai falar um pouco sobre o santo destacado e ambientar o telespectador na história.

“É uma megaprodução lindíssima da TV Aparecida, que vai convidar as pessoas a olharem para a história dos santos e a se inspirarem nelas, a buscarem a santidade. Cartas Santas é uma série feita para o povo que nos acompanham pela TV e pelo Portal A12, para nos aproximar da santidade, evangelizar e, juntos, crescermos na fé”,

diz o padre José Luis Queimado.
Atriz Sol Soliva, como Santa Terezinha, em trecho da minissérie Cartas Santas | Imagem: TV Aparecida/Juan Ribeiro
Atriz Sol Soliva, como Santa Terezinha, na minissérie Cartas Santas ? © TV Aparecida/Juan Ribeiro

Episódios – Minissérie Cartas Santas:
13 de junho – Santo Antônio de Pádua
14 de junho – Santa Teresa do Menino Jesus
15 de junho – São Francisco de Assis
16 de junho – Santa Rita de Cássia
17 de junho – São Benedito

? © TV Aparecida/Juan Ribeiro

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!