Os números da Covid-19 registrados pela Secretaria de Saúde da Paraíba apontam que mais de 174 mil pessoas já tiveram a doença no estado. Mas o relatório final do inquérito sorológico Continuar Cuidando, do governo do estado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, revelou que muito mais pessoas foram infectadas: 10% da população apresentou anticorpos contra o novo coronavírus, ou seja, mais de 400 mil pessoas tiveram a doença.

A capital João Pessoa teve um índice maior de contaminados, mais de 15% da população.

Com esses dados, a Secretaria de Saúde do Estado pretende elaborar estratégias de combate à doença, como garante o secretário-executivo da Saúde, Daniel Beltrammi.

O levantamento apontou que as pessoas entre 0 a 11 anos foram as mais contaminadas pelo novo coronavírus na Paraíba. Em seguida foram os menores de cinco anos, depois os moradores entre 50 e 59 anos e, por último, as pessoas com 60 anos ou mais.

Morador de João Pessoa, Carlos José Fernandes, de 47 anos, teve Covid-19 e nos conta os sintomas que apresentou.

Apesar de quase não saírem de casa, Hugo Moreira, que tem 50 anos, asmático e hipertenso, e sua esposa Maria de Fátima, também contraíram a doença. Ele lembra o que sentiu.

O relatório mostrou ainda que as pessoas que usaram máscaras foram menos contaminadas pela Covid -19. Isso porque 14% da população que nunca usou a proteção facial apresentou anticorpos para a doença. Enquanto, 10% das pessoas que sempre utilizaram as máscaras contraíram o novo coronavírus.

Exatas News via Agência Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!