Central de Transplantes soma 37 doações efetivas de múltiplos órgãos na Paraíba superando números de 2022 📸 © Secom-PB

A Central Estadual de Transplantes, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, iniciou a semana com uma dupla doação de múltiplos órgãos, nesta segunda-feira (21/11). Nos dois casos, as  doadoras estavam internadas no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, vítimas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Uma delas tinha 38 anos e a outra, 59.

As cirurgias de captação foram realizadas no início da tarde. A paciente de 59 anos, identificada com morte encefálica, doou os rins e as córneas. A segunda, de 38 anos, doou o fígado, os rins e as córneas. Os quatro rins foram encaminhados para receptores no estado de São Paulo. O fígado foi levado para um receptor do Distrito Federal. As córneas, em ambos os casos, foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba.

|👉 LEIA TAMBÉM:

O irmão de uma das doadoras disse que sabe a importância do gesto. “É uma dor que não dá pra explicar perder quem a gente ama, mas ao mesmo tempo sei que minha irmã vai ajudar tantas pessoas e aliviar o sofrimento que elas estavam passando”, disse.

Na última semana, outras duas doações também foram registradas pela Central Estadual de Transplantes. Agora, a Paraíba já soma 37 doações efetivas de múltiplos órgãos em 2023. O número ultrapassou o total de 2022, quando terminou o ano com 34 doações.

|👉 LEIA TAMBÉM:

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, lembra que este ano o estado bateu recorde nas doações e transplantes de coração e já passou o número de transplantes de fígado em 20%. “É uma alegria muito grande saber que estamos no caminho certo para conseguir ampliar o número de doações. Já foram oito corações doados e 24 transplantes de fígado feitos. No ano passado, foram três transplantes de coração e 20 de fígado. Ainda temos muito para crescer”, destacou.

Este ano já foram realizados 222 transplantes, e ainda aguardam em lista de espera 507 pessoas, sendo 315 de córnea, cinco de coração, 17 de fígado e 170 de rim.

|📸 © Milton Alves Júnior/ASN

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!