Operação contra o trafico de drogas e armas conta com ação no Sertão da PB – © Divulgação/PF

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram nesta terça-feira (29), a Operação Teseu, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico internacional de drogas, armas e lavagem de dinheiro com atuação em diversos estados brasileiros. Vários mandados foram expedidos.

Entre os alvos de mandados está a cidade de São Bento no sertão paraibano, onde foram registradas ações da operação conjunta.

? Balanço mostra imprudência no Sertão e violência no trânsito nas festas juninas da PB

Lázaro Barbosa, o ‘serial killer do DF’, morre em confronto com a polícia

Conforme o processo, as investigações foram iniciadas em 2020, a partir da prisão em flagrante de indivíduo transportando aproximadamente 76.705 kg de maconha, acondicionados em 140 tabletes, 96,435 kg de pasta base de cocaína, acondicionadas em noventa 91 unidades, 1,035 kg de cloridrato de cocaína e, 900 munições do calibre. 30 Carbine. Os fatos ocorreram no município de Barra do Garças.

? Rodovias paraibanas contam com reforços em trechos durante a Operação São João

? Grávida de 42 anos é a primeira morte relacionada à variante delta no Brasil

Com o avanço das investigações foi possível traçar o modus operandi da organização, que se utilizava de contas bancárias pessoais e de empresas de fachada como instrumento de passagem de recursos provenientes do tráfico transnacional de drogas e munições. Após o recebimento desses recursos (na maioria das vezes, depósitos bancários fracionados oriundos da região Nordeste), realizavam-se múltiplas transferências para diversas contas vinculadas a diversas pessoas. Isso tudo com o propósito de distanciar o dinheiro ilícito da origem.

Diante disso, foram expedidos 19 cautelares de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva e o bloqueio de bens de 49 investigados em um montante de R$ 46 milhões.

Os mandados judiciais estão em cumprimento em São Bento/PB, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Juazeiro/BA, Ponta Porã/MS, Recife/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Rio Branco/AC, Petrolina/PE, Campo Grande/MS, Salvador/BA, Natal/RN, Camaragibe/PE, Vitória de Santo Antão/PE e Várzea Grande/MT.

? © Polícia Federal/Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!