A Black Friday 2021 está chegando. Será no próximo dia 26 de novembro. Essa data vem ganhando força no comércio brasileiro nos últimos anos e já entrou para o roteiro de compras dos consumidores.

? Especialistas alertam para risco de golpes na “Black Friday” e dão dicas para uma compra segura

? Baixa adesão marca Black Friday brasileira que chega ao final da sua terceira edição

O analista de sistema Rodrigo Siqueira quer comprar uma televisão de 32 polegadas. Para isso, ele já está fazendo um comparativo de preços em diferentes lojas há, pelo menos, dois meses.

? Fecomércio espera alta de até 4,5% nas vendas da Black Friday

? Estudo revela que amamentação pode reduzir risco do câncer de mama

Para aproveitar os descontos de produtos e serviços é preciso tomar alguns cuidados, como o Rodrigo fez, para evitar transtornos com preços enganosos e produtos falsos. O alerta é da Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Lilian Brandão.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960 e desde 2010 acontece por aqui, com a intenção de esvaziar o estoque de peças e produtos, para reabastecê-los antes do Natal, a maior data de vendas no Brasil.

Com o volume de vendas muito grande no fim de ano, é importante lembrar que, caso o consumidor tenha algum problema com as compras, serviços ou mercadorias, pode recorrer aos Procons ou registrar a queixa no site consumidor.gov.br.

Lilian Brandão lembra o que está escrito no Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, sobre a troca de produtos comprados por meio da internet.

Outra dica para quem for comprar na Black Friday, além de comparar os preços e as lojas, é pensar no consumo consciente, para evitar compras por impulso e futuros endividamentos.

? © Divulgação

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!