Os torcedores do Sousa que estiveram nas arquibancadas do Estádio Marizão no domingo viram a história acontecer diante dos seus olhos. A vitória do Dinossauro por 1 a 0 diante do CSA, além de dar os primeiros três pontos ao time na Copa do Nordeste deste ano, foi a primeira vitória do clube na história da competição regional. Em sua única participação anterior no torneio, em 2013, o Alviverde conquistou apenas dois pontos em toda a fase de grupos.

? Campinense encara o São Paulo no Amigão, enquanto que o Sousa pega o Goiás no Marizão

? João Pessoa Espectros é o primeiro confirmado no Brasileiro de Futebol Americano

A história do Sousa na Copa do Nordeste, antes de 2022, conta com seis jogos, dos quais o Dino não venceu um sequer: foram dois empates e quatro derrotas.

? Palmeiras desbanca europeus e é o melhor clube do mundo em 2021; Atlético-MG é o 2º e Fla, o 4º

? Após euforia da estreia, ibope de Faustão cai e Band volta ao seu 4º lugar

História “antiga”

Criada em 1994, a Copa do Nordeste passou por altos e baixos até se firmar no calendário nacional. Passando por períodos de cancelamentos e retornos nas últimas décadas, a Lampions League, como é carinhosamente apelidada, acontece de forma ininterrupta desde 2013, quando retornou ao calendário nacional, sendo a atual, inclusive, a maior sequência do torneio desde a sua criação.

A temporada de 2013 do Nordestão, inclusive, foi emblemática para os torcedores paraibanos, uma vez que, além de ter trazido um título inédito para o estado, com o Campinense erguendo a taça na decisão contra o ASA, promoveu a estreia de outra equipe tradicional no futebol do estado na competição. O Sousa disputou aquela edição da Copa do Nordeste graças ao vice-campeonato paraibano conquistado no ano anterior, quando perdeu a final para a Raposa — conjuntura igual à desta temporada.

A Copa do Nordeste à época era disputada em formato totalmente distinto do atual. Diferentemente dos dois grupos com oito equipes cada que se tem hoje, os 16 classificados naquele momento eram dispostos em quatro grupos com quatro times cada, classificando-se às quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave. Em 2013, o Sousa ficou alocado no Grupo B, ao lado de SportFortaleza Confiança-SE.

O bom empate por 1 a 1 contra o Leão da Ilha logo na estreia, em partida realizada no Marizão no dia 20 de janeiro de 2013, certamente deu esperança ao torcedor alviverde de que a equipe poderia fazer bonito na competição. No entanto, na sequência do campeonato, o que aconteceu foi o inverso, uma vez que na sequência vieram duas derrotas consecutivas — para o Fortaleza, por 3 a 0, fora de casa, e para o Confiança-SE, por 1 a 0, no Marizão. O segundo ponto sousense só viria a ser conquistado na quarta rodada, após o empate contra o Dragão sergipano por 2 a 2, no Batistão.

As duas rodadas finais daquela fase de grupos foram duras para o Sousa, que perdeu em casa para o Fortaleza, naquele momento ainda na Série C do Brasileirão, por 1 a 0, e em sua despedida foi goleado pelo Sport por 6 a 1, na Ilha do Retiro. Essa derrota para os pernambucanos, inclusive, foi a maior goleada registrada naquela edição do torneio. Encerrava-se assim a melancólica aparição do Dino na Copa do Nordeste de 2013, com quatro derrotas, dois empates e o sonho de uma vitória que só viria a se concretizar nove temporadas depois.

Escrevendo uma nova história

A temporada 2022, a segunda participação do Sousa na Copa do Nordeste já começou diferente. Jogando em casa, no Marizão, o Dino encontrou dificuldades em um jogo equilibrado contra o CSA, mas conseguiu vencer, com gol de Rodrigo Poty no segundo tempo. Um bom início para um promissor time comandado pelo técnico Tardelly Abrantes.

A vitória por 1 a 0 foi um excelente primeiro passo para o Sousa, que ainda terá muita pedreira pela frente para enfrentar. Para se ter uma ideia, os dois próximos desafios do Dino serão contra o Fortaleza (fora de casa) e Sport (fora). Mas o Alviverde sertaneja ainda terá que encarar, Sergipe (casa), Sampaio Corrêa (casa), Campinense (fora), Globo FC (casa) e Atlético-BA (fora).

Ao fim da fase de grupos, o Sousa terá que ficar entre os quatro primeiros colocados do Grupo B para se classificar para as quartas de final e seguir fazendo história da Copa do Nordeste. A se considerar o início da campanha, o torcedor do Dino por manter o otimismo.

? © Divulgação

Rádio Centro Cajazeiras via GEPB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!