? Campanha alerta para o risco de queimaduras durante o período junino
Os hospitais geralmente recebem um número maior de pessoas que são vítimas de queimaduras no período junino e campanhas são realizadas, durante todo o mês de junho, com foco na Prevenção de Queimaduras “Quem brinca com fogo pode se queimar”, é um exemplo da ação que é promovida pelo Trauma de Campina Grande que proverá uma programação por meio das redes sociais.
? Protocolos orientam paraibanos sobre reuniões familiares neste período junino
? Com tradição junina, cidades do Sertão são recomendadas a proibir fogueiras
? Junho Vermelho busca aumentar número de doadores de sangue
De acordo com a cirurgiã plástica Isis Lacerda, da Unidade de Tratamento de Queimados (UTC) do Trauma de Campina, na época junina, os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados.
? Aberturas de novos negócios é liderado pelo comércio de vestuário e acessórios, na Paraíba
? Fome é mais frequente em famílias chefiadas por mulheres, revela pesquisa
Em 2020, na Unidade de Queimados do Trauma-CG foram atendidas cinco pessoas vítimas de queimaduras provocadas por fogos ou fogueiras na véspera e dia de São João, duas crianças, dois adolescentes e um adulto.
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h, atendendo à população do Compartimento da Borborema.
Dicas
A coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o hospital mais próximo.
Segundo os médicos, não deve ser aplicado creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento.
? © Mateus Pereira / Gov. BA
Rádio Centro Cajazeiras