? WhatsApp Beta para iOS agora tem fotos e vídeos que só podem ser vistos uma vez
O WhatsApp está testando uma função que já é conhecida por quem utiliza o Snapchat. A versão beta do aplicativo de mensagens para iPhone (iOS) começou a receber a opção para que fotos e vídeos enviados em uma conversa sejam visualizados somente uma única vez. O recurso ainda não está disponível na versão estável do mensageiro.
? Instagram deixa de ser um app de partilhar fotos para se tornar um novo TikTok
? Videochamada em grupo para até trinta pessoas é anunciada pelo Telegram
As informações foram reveladas pelo WABetaInfo, através da versão 2.21.140.9 do WhatsApp Beta para iOS, o site conseguiu enviar mídias que desaparecem após serem visualizadas pelo destinatário apenas uma vez. A função chegou ao app de testes para iPhone depois do beta para Android, que recebeu o recurso em junho.
? Recurso de múltiplos dispositivos conectados no WhatsApp terá limitações; saiba quais
? Função do Insta auxiliará os criadores de conteúdo a ganhar dinheiro dentro do app
A novidade já era aguardada há algum tempo. Depois de dar as caras na versão experimental do app, Mark Zuckerberg e o chefe do WhatsApp, Will Cathcart, confirmaram o desenvolvimento da ferramenta. Segundo o CEO do Facebook, a função serve para tornar as mensagens da plataforma “ainda mais privadas e seguras”.
A equipe do mensageiro ainda está preparando outras melhorias para a plataforma. Na semana passada, o mesmo site encontrou um novo menu para escolher a qualidade de envio de fotos. A novidade também estará disponível para o upload de vídeos.
WhatsApp: como funcionam as mídias que desaparecem?
O novo recurso dá mais uma alternativa para enviar mensagens que se autodestroem aos usuários do mensageiro. Ao escolher esta opção, a mídia terá uma espécie de “prazo de validade”, pois o destinatário só conseguirá visualizá-la uma única vez. Mas o próprio aplicativo de mensagens alerta que a novidade não impede captura de telas.
“Envie fotos e vídeos que só podem ser vistos uma vez”, diz a descrição do recurso. “Para obter mais privacidade, sua foto ou vídeo desaparecerá do chat depois que o destinatário abri-la uma vez. Lembre-se de que as pessoas sempre podem fazer capturas de tela”.
O acesso à ferramenta se dá na hora de escolher o arquivo a ser submetido em uma conversa. Dentro da caixa de texto onde o usuário pode digitar uma legenda para a mídia, há um botão para ativar a função sinalizado por um “1”, conforme demonstrado pela imagem acima. Depois de pressioná-lo, é só enviar a foto ou vídeo normalmente.
Também será possível saber se a mídia foi visualizada ou não. Além de o balão da mensagem apresentar o aviso “Aberto” (em tradução livre), o app também mostra a hora em que o destinatário viu a foto ou vídeo através do menu “Dados da mensagem”. A página ainda mostra outros detalhes sobre o envio do conteúdo em questão.
? © Pxfuel
Rádio Centro Cajazeiras via Engadget e WABetaInfo