O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ), foi o deputado federal mais bem avaliado na votação popular na 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco. Em segundo lugar ficou Carlos Jordy (PSL-RJ) e Sâmia Bonfim (Psol-SP) na terceira colocação. Em quarto vem a paraibana Luiza Erundina (Psol-SP).

Os três primeiros colocados são estreantes no Congresso Nacional. De acordo com o Site Congresso em Foco, foram mais de 2 milhões de votos no total, o maior número já registrado em todas as edições.

“Dedico esse prêmio à minha equipe, à bancada do Psol, à sociedade civil que se mobilizou […] a gente precisa fazer a esperança vencer o medo. O Brasil é muito maior que aqueles que promovem o ódio”, disse o deputado ao agradecer o prêmio.

A votação que elegeu os melhores parlamentares do ano foi feita entre os dias 17 e 31 de julho pela internet. Só disputaram o prêmio os congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias neste ano.

Premiação

Os nomes de todos os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020 foram anunciados na noite desta quinta-feira (20), em cerimônia virtual. Os três primeiros colocados recebem troféus e os outros 17 premiados, certificados. Marcelo Freixo, eleito melhor deputado pela votação popular, foi anunciado por Bruno Lopes, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip). 

Veja abaixo os 20 deputados premiados pela votação popular, em ordem decrescente de votos:

Marcelo Freixo (Psol-RJ)
Carlos Jordy (PSL-RJ)
Sâmia Bomfim (Psol-SP)
Luiza Erundina (Psol-SP)
David Miranda (Psol-RJ)
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Glauber Braga (Psol-RJ)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Benedita da Silva (PT-RJ)
10 Alessandro Molon (PSB-RJ)
11 Major Fabiana (PSL-RJ)
12 Ivan Valente (Psol-SP)
13 Fernanda Melchionna (Psol-RS)
14 Talíria Petrone (Psol-RJ)
15 Áurea Carolina (Psol-MG)
16 Maria do Rosário (PT-RS)
17 Tabata Amaral (PDT-SP)
18 Túlio Gadêlha (PDT-PE)
19 Sargento Fahur (PSD-PR)
20 Bibo Nunes (PSL-RS)

A consulta popular na internet é um dos três modalidades de votação do Prêmio Congresso em Foco 2020. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante as semanas de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. A votação popular foi auditada internamente e também externamente pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Parecer da APCF atesta a idoneidade da votação.

De acordo com o Congresso em Foco, a ferramenta de votação utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para o prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.

Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.


Via Congresso em Foco

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!