? Nova espécie de peixe da PB recebe nome em homenagem a Jackson do Pandeiro
Uma nova espécie de peixe, descoberta na bacia do Rio Mamanguape, no interior da Paraíba, foi batizada em homenagem a Jackson do Pandeiro, artista paraibano que completaria 101 anos em 2021. O local onde o peixe foi encontrado drena o município de Alagoa Grande, onde nasceu José Gomes Filho, o verdadeiro Jackson do Pandeiro.
? UFCG usa substância da casca do camarão para produzir 10 mil máscaras cirúrgicas
? Tendo Sivuca como patrono, primeiro Dia do Sanfoneiro é comemorado
A nova espécie, cientificamente chamada de Parotocinclus jacksoni, se trata de um peixe cascudinho, conhecido como limpa vidro ou chupa pedra, com estrutura corporal coberta de placas ósseas.
? Estados do Nordeste pagarão auxílio para órfãos de pais ou responsáveis vítimas da Covid
? Caminhoneiros preparam greve nacional para segunda-feira, mas Paraíba não deve ser afetada
O Parotocinclus jacksoni foi coletado, até então, apenas na região de Caatinga da bacia do Rio Mamanguape, o que sugere uma distribuição geográfica restrita. Se trata de uma espécie endêmica, que possivelmente só existe no local observado.
Jackson do Pandeiro
Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, foi um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Também conhecido como O Rei do Ritmo. Nasceu na cidade de Alagoa Grande em 31 de agosto de 1919, Paraíba e faleceu no dia 10 de julho de 1982 em Brasília.
? © Divulgação/Projeto Peixes da Caatinga
Rádio Centro Cajazeiras