Prata, ouro, maçã, nanica e da terra… assim como tem muitos tipos, a banana tem muitos benefícios. É uma das frutas mais doces, tanto que quem evita usar o açúcar nas sobremesas a utiliza como ingrediente fundamental para adoçar.

A banana é fonte de energia e vitaminas, uma das mais conhecidas fontes de potássio, deliciosa e fácil de comer. De acordo com a nutricionista esportiva Sascha Barboza, uma banana tem aproximadamente 90 calorias, 1 grama de proteína e 25 gramas de carboidratos. “É perfeita para comer antes ou depois do treino, pois ajuda na recuperação muscular após a realização de atividades físicas intensas, sempre acompanhada por uma proteína.”

Em uma pesquisa apresentada pela Sigma Dos, renomada empresa espanhola de pesquisa de mercado, 90% dos médicos entrevistados disseram que o aumento do consumo de bananas seria benéfico para adultos e crianças, pois previne o câncer, é antioxidante e regula transtornos de humor, entre outros benefícios.

Mas a banana, além disso, pode oferecer muitos outros benefícios. No campo da beleza, é muito utilizada na composição de produtos hidratantes e antioxidantes, e também faz parte de muitas preparações caseiras tradicionais.

Tanto como máscara facial (amassada e aplicada diretamente na pele), quanto ingerida, oferece benefícios à pele por conter, entre muitos nutrientes, vitamina C, que auxilia o organismo a produzir colágeno, proteína responsável pela ligação dos tecidos conjuntivos, como pele, articulações, cartilagem, entre outros.

O efeito dos tratamentos de beleza caseiros não é mito

Embora seja claro que, de acordo com Daniela Yegres, especialista em cuidados capilares, moléculas de frutas e outros produtos naturais são muito grandes para penetrar no córtex capilar, é também verdade que estes tratamentos proporcionam um efeito sensorial que gera muito bem-estar.

“Quando temos no mercado produtos com abacate, coco, banana entre outros ingredientes em sua composição, eles se referem às essências ou extratos desses produtos, cujas moléculas são capazes de penetrar nas camadas intercuticulares do cabelo”, diz Yegres. Mas ela ressalta que o consumidor gosta de desfrutar e criar os próprios tratamentos caseiros por causa da experiência que aquele momento oferece. “Tirar um momento para cuidar de si mesmo sem gastar muito também tem um efeito muito poderoso na beleza.”

Além disso, ela garante que esses tratamentos caseiros proporcionam sensações diferentes porque agem de forma capilar, ou seja, externamente, “mesmo que seja um efeito que dure até a próxima lavagem, eles têm efeitos perceptíveis”.

Permissão concedida para usar a banana

Contra caspa. A banana tem propriedades anticaspa. Uma máscara preparada com a fruta amassada com um garfo e três colheres de sopa de coco ajuda a hidratar o couro cabeludo, o que também vai deixar o cabelo com menos frizz. Deixe agir por cerca de 20 minutos e aplique semanalmente.

Para dar volume ao cabelo. As proteínas da fruta melhoram a aparência, tornando o cabelo mais macio. Uma máscara preparada com uma banana amassada e aplicada em todo o cabelo uma vez por semana.

Restaurar cabelos quebradiços. Uma vez por semana, misture uma banana com uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de azeite e um quarto de xícara de leite. Aplique massageando suavemente o cabelo seco e o couro cabeludo e deixe agir por cerca de 30 minutos. Lave normalmente.

Para cabelos oleosos. Uma máscara muito simples que pode ser aplicada uma vez por semana. Bata uma banana, um ovo inteiro e meia xícara de iogurte natural. Misture bem e aplique em todo o cabelo. Cubra com uma touca de banho ou toalha quente, deixe agir e lave como de costume.

? Foto: Reprodução

Exatas News via Yahoo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!