A união dos governos estaduais brasileiros de forma rápida se mobilizou para aquisição de quase 40 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus e encaminhou na mesma velocidade os termos da parceira ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello com assinatura prevista para essa sexta-feira (12).

Trata-se da vacina Sputinik V desenvolvida pela Rússia, que de acordo com o Consórcio Nordeste as doses serão submetidas a avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e logo depois serão destinadas aos municípios da região que tem população superior aos mais de 53 milhões de habitantes.

O governador da Paraíba, João Azevedo, foi um dos que se manifestou destacando a importância deste movimento tão ágil dada as circunstâncias atuais que a pandemia está desenfreada em todo país gerando preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Empenhado como os demais governadores nordestinos, João Azevedo ressaltou ainda que essa negociação foi possível mediante a lei sancionada pelo presidente da Republica, Jair Bolsonaro, assinada na última quarta-feira (10), permitindo a compra de vacinas contra Covid-19 através de Estados, municípios e setor privado caso a União não adquira doses suficientes para grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização.

A negociação, que garantiu todas as condições de compra e de entrega, foi viabilizada após a sanção Presidencial à Lei 534/2021. Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira, o que garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia.

João azevedo governador da paraíba

Lockdown no Ceará

Ainda se tratando de região Nordeste, o estado do Ceará teve decretado na noite desta quinta-feira (11) pelo governador, Camilo Santana, lockdown em todo o estado. A medida passa a valer a partir de sábado (13) e valerá até o próximo dia 21 de março. As medidas restritivas que já vigoravam na capital Fortaleza, vigentes até o dia 18, também serão estendidas. 

? © Divulgação/Gov. Argentina

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!