Energia
Roubo de energia é constatado em comércios e residências de Sousa, Patos e mais três cidades ? © Divulgação/Energisa

Rede clandestina em transformadores que forneciam energia para mais de 20 unidades irregulares, desvios de energia em fazendas e lojas de diversos bairros de João Pessoa, além de irregularidades em residências e comércios de Sousa, Patos, Campina Grande, Quixaba e Caaporã. Esse foi o resultado de uma operação realizada pela Polícia Civil e Energisa entre a terça-feira (10) e a quinta-feira (12).

Ao todo, 2.457 unidades foram vistoriadas, entre residências e comércios, com identificação de mais de 100 ligações clandestinas e 255 fraudes de energia, com a recuperação de R$ 374 mil, sendo R$ 102 mil em ICMS, e de 432.239 quilowatt-hora de energia. Esse montante seria suficiente para abastecer 2.881 residências por um período de 1 mês.

A fiscalização contou com 64 equipes. Antes de programar os locais da inspeção, a Energisa fez um levantamento prévio, por meio de sistemas tecnológicos com inteligência artificial.

“Através de dados de consumo, a distribuidora consegue mapear clientes que tiveram oscilações incomuns na quantidade de energia consumida. Com este levantamento e cruzamento de dados, as inspeções em campo se tornam cada vez mais assertivas”, explicou o coordenador de Serviços Comerciais da concessionária de energia elétrica, Danillo Lelis.

Danillo lembra que furtos de energia oneram a população, prejudicam o fornecimento, a arrecadação de impostos e a receita da empresa, comprometendo os investimentos na melhoria dos serviços. Outro fator de atenção é o risco à segurança da população: as ligações clandestinas ou irregulares, em sua maioria, são feitas por pessoas sem conhecimento técnico, que utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, ocasionam em riscos de rompimento de cabos e/ou acidentes como choque elétrico. “Por isso, precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental nisso, denunciando esses crimes”, complementa.

? © Divulgação/Energisa

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!