O novo Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (12), alerta para os riscos de aumento de casos com a proximidade da temporada de festas e de férias, com maior circulação e concentração de pessoas. 

? Secretário alerta que 700 mil não completaram vacinação e Sertão tem 44% da UTI ocupada

? Brasil chega a 70% do público-alvo completamente vacinado contra a Covid-19

O boletim chama a atenção para o exemplo do quadro recente da pandemia na Europa e na Ásia Central, que vem registrando crescimento de diagnósticos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados.

? Vendas do comércio caem pelo 2º mês seguido, e setor fecha 3º trimestre no vermelho

? Preso em Cajazeiras suspeito de abusar sexualmente da enteada de apenas 3 anos

O pesquisador da Fiocruz Raphael Guimarães, um dos autores do Boletim, afirma que embora os dados recentes no Brasil indiquem a manutenção da tendência geral de queda dos indicadores, a pandemia não acabou, e medidas de proteção devem ser mantidas.

A análise afirma que o percentual da população adulta vacinada não é o indicador mais adequado para avaliações já que a população de adolescentes é um dos grupos com maior intensidade de circulação nas ruas. De acordo com o Boletim, é fundamental alcançar o patamar de 80% de cobertura vacinal completa da população total, que atualmente está em 55%.

O estudo alerta ainda para a desaceleração da aplicação da primeira dose no país, como explica o pesquisador do Observatório Covid-19 Fiocruz, Raphael Guimarães.

O boletim aponta também a manutenção dos casos graves e óbitos pela doença em idosos, o que, segundo os pesquisadores, desperta para a necessidade de protocolos específicos da clínica e da vigilância para essa população.

? © Bruno Cecim/Ag.Pará

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!