Vigilância constante é a melhor forma de prevenir acidentes domésticos com crianças 📸 © Ascom/HMUE

Por Sandra Capomaccio, Jornal da USP

Crianças, tempo ocioso e falta de atenção de quem está cuidando são a combinação perfeita para algo dar errado. Com as crianças mais tempo dentro de casa os riscos com acidentes tendem a aumentar. 

Todos os anos mais de 100 mil crianças de 0 a 14 anos são internadas em estado grave e mais de 3 mil vão a óbito por conta de acidentes domésticos. Os números são da ONG Criança Segura. 

Esses dados se confirmam em prontos-socorros  infantis. Regina Rodrigues, médica assistente do pronto-socorro infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que os cuidados com crianças  devem ser intensificados a partir dos 9 meses, justamente uma faixa etária em que o bebê já começa a pegar objetos. 

Ingestão de objetos e quedas

Além da ingestão de objetos, as quedas também costumam ser recorrentes e ocupam a segunda colocação em casos de acidente com crianças registrados nos prontos-socorros. A cabeça é a parte mais sensível do menor. 

A vigilância ainda é a melhor maneira de conter os acidentes domésticos com crianças.

Vale lembrar que 90% dos acidentes registrados em épocas de férias podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Os cuidados que pais e responsáveis têm durante todo o ano devem ser reforçados naquele período, para que as crianças possam se divertir e crescer de forma segura. Nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro sempre ocorre um aumento no número de registros.

📸 © Matheus Oliveira/SES

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!