O mercado de alimentos orgânicos cresceu quase 10% entre janeiro de 2020 e maio deste ano, um acréscimo de 2,3 mil novos produtores, mostra uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

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No total, o Brasil tem hoje 25,4 mil agricultores que cultivam frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos, de acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, do Ministério da Agricultura.

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O aumento da alimentação em casa é o que está puxando o crescimento do setor, marcado por micro e pequenos negócios. E a digitalização dos serviços e as vendas online têm sido decisivas para o faturamento dos produtores.

“A Covid-19 fez com que as pessoas valorizassem mais o consumo e produção de alimentos caseiros, orgânicos, produzidos por pequenos negócios”, diz o analista de competitividade do Sebrae, Luiz Rebelatto.

Segundo o analista do Sebrae, os produtores de orgânicos estão atentos às mudanças e se movimentando mais no universo online.

“É importante vender na feira, da mesma forma que é essencial possuir a presença digital. As vendas podem ser feitas pelas redes sociais, por plataformas de delivery, por sites próprios, marketplaces e até por serviços de assinatura. São muitas opções, o importante nesse momento é ter essa visão híbrida da forma de vender”, indica.

O serviço de assinatura é quando o consumidor contrata um pacote semanal de frutas e verduras selecionadas e as recebe em casa.

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Rádio Centro Cajazeiras via G1

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