Com o período da Black Friday, além das promoções, cresce o número de golpes financeiros aplicados, principalmente, pela internet. A Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, alerta que os golpistas costumam se aproveitar da Black Friday para roubar os dados do cartão de crédito.

? Pesquisa de Black Friday constata variação de 89% no preço de um mesmo produto na Paraíba

? Conheça os cuidados necessários para evitar problemas na Black Friday

O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, ressalta que o principal golpe é o de criar uma página falsa de alguma loja existente e, com isso, pegar os dados do cartão.

? Especialistas alertam para risco de golpes na “Black Friday” e dão dicas para uma compra segura

? Fiocruz alerta para riscos de aumento de casos de covid no fim de ano

O representante da Federação dos Bancos lembra que as instituições financeiras nunca entram em contato direto com o cliente para falar de problemas no cartão.

E para não clicar em sites falsos, a recomendação do diretor da Febraban, Walter Faria, é conferir o endereço eletrônico antes da compra, o chamado URL, além de desconfiar de promoções muito boas.

Os golpistas também patrocinam as páginas falsas para que elas apareçam entre as primeiras nos buscadores da internet. Por isso, é preciso sempre conferir o endereço eletrônico antes da compra.

Segundo a Febraban, devido ao aumento do uso de serviços digitais na pandemia, cresceu em 165% o número de fraudes contra os clientes de bancos no primeiro semestre deste ano em comparação com o semestre anterior.

? © Pxhere

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!